A celebração mariana em Louvor a Nossa Senhora de Lourdes marca o início do Ano Jubilar 2021 | 2022, instituído para comemorar o centenário de criação da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Iniciaremos nossa caminhada de gratidão sob o olhar materno de Maria, Saúde dos Enfermos e Estrela da Evangelização.
Às 10h, na Catedral Cristo Rei, sob a presidência de Dom Walmor, se dará a abertura oficial do Ano Jubilar com a ordenação episcopal do Mons. Nivaldo Ferreira dos Santos, filho desta Arquidiocese e novo Bispo que exercerá as primícias do seu ministério em nossa Igreja Particular.

A devoção à Senhora de Lourdes
originou-se no século XIX, na França e, logo ganhou espaço no coração dos fiéis católicos do mundo inteiro. Sua festa é comemorada há mais de um século em Belo Horizonte e marca profundamente a vida pastoral e litúrgica da paróquia dedicada a Nossa Senhora, situada na zona sul da capital mineira.

Lourdes, local da aparição da Virgem a Santa Bernadete, numa gruta, é ainda hoje, um dos maiores centros de peregrinação e espiritualidade do mundo.

No dia 11 de fevereiro, a Igreja realiza também a Jornada Mundial de Oração pelos Enfermos. Viveremos este dia mariano unidos a todos os enfermos, particularmente aqueles que foram vítimas da COVID 19. Somos convidados a rezar pela saúde dos enfermos, a promover iniciativas sociais e pastorais junto àqueles que são mais vulneráveis e a exigir do poder público o desenvolvimento de políticas públicas a favor da saúde de todas as pessoas.

Em comunhão com os Padres Claretianos, terei a alegria de predisidir a eucaristia na Basílica de Lourdes no dia da festa, às 19h. Ao evangelho ouviremos o mandato mariano, um convite a todos nós para que sejamos dóceis e submissos ao seu amado Filho, Jesus Cristo: Fazei tudo o que Ele vos disser! (Jo 2, 5)

Que as comemorações deste ano renovem nossa esperança e empenho na luta pela vida. Minha gratidão aos Padres, Leigos, agentes de pastoral e benfeitores atuantes na Basílica de Lourdes.
Abraço fraterno e afetuoso a todos.

+Geovane Luís da Silva
Sit Amoris Officium

2021-02-11T10:24:01-03:00