Loading...
Batizados 2020-01-14T11:27:43-03:00

Batizados

Batizados

“Igreja é mãe que gera seus filhos pelo Batismo e os educa para a fé na comunidade.”
O objetivo do batizado é introduzir o batizando na comunidade cristã, sustentado por um testemunho vivencial da fé cristã católica.
Os batizados na Paróquia da Basílica de Lourdes acontecem aos sábados, às 10h, em datas pré-definidas na agenda anual.
Para as crianças maiores de 7 anos e que desejam ser batizadas na Paróquia, é necessário que sejam preparadas no período da catequese paroquial.
No caso de adultos, deve-se procurar a coordenação da Pastoral do Batismo para combinar os detalhes de uma preparação específica para o Batismo, 1ª. Eucaristia e a Crisma.
A orientação da Arquidiocese é que a criança seja batizada em sua paróquia de origem, mas muitos devotos de Nossa Senhora de Lourdes fazem promessa de batizar seus filhos na Basílica de Lourdes. Para os devotos, cujos filhos já foram batizados em suas comunidades, sugere-se a consagração à Nossa Senhora de Lourdes, bastando para isso apresentar o certificado de batizado da criança.
Documentação necessária
Para agendar o batismo é necessária a apresentação dos seguintes documentos:
Certidão de Nascimento do batizando.
Comprovante de endereço em nome dos pais.
Dos padrinhos é preciso: serem católicos, batizados e maiores de 16 anos; nome completo, endereço, estado civil e informar se foram crismados.
Se a criança for de outra paróquia, apresentar autorização da mesma.
As vagas são limitadas a 10 crianças para cada horário de batismo, e o atendimento é por ordem de chegada.
A marcação para o batizado somente é efetivada após uma entrevista com os pais da criança e entrega da documentação completa. As entrevistas, que devem ser agendadas na Secretaria Paroquial, acontecem das 13h às 16h, durante a semana, em datas pré-definidas anualmente.
Encontros de Batismo
A Pastoral do Batismo da Paróquia de Lourdes realiza os encontros de reflexão sobre o batismo, com pais e padrinhos, visando à recepção deste importante sacramento. A preparação é obrigatória antes do batizado.
A data dos encontros de preparação para pais e padrinhos são comunicados no momento da inscrição.