Blog
 /  Blog

Primeiro dia da Novena

A Basílica de Lourdes se encheu de alegria e fé para o início da Novena em preparação para a Festa da Padroeira. A novena ocorre em dois momentos, às 15h, com o louvor, e às 19h, com a Missa,

Equipes alinhadas de modo a fazer que gestos e símbolos externos ajudem na interiorização da reflexão e na assimilação dos valores da fé.
O celebrante convidado da noite, Padre
Nelson Linhares, pároco da Igreja São José, falou sobre a figura de Maria retratada no Evangelho de Marcos, ressaltada ali como aquela que serve e obedece a seu filho Jesus, faz a vontade do Pai, é simples, pobre e humilde. Como nós também devemos ser.
Ele contextualizou o tema da Novena "Proclamar a
Palavra" com o Projeto de Evangelização da Arquidiocese que tem o mesmo nome. 
Para ele, nós católicos não temos costume de manusear nossa Bíblia, não a conhecemos e até temos vergonha de sair  com a Bíblia na mão.
Precisamos ter a coragem e a ousadia de sermos  proclamadores  da Palavra, frisou Padre Nelson.
Confirs trechos da homilia:
"Todos nós somos chamados a sermos proclamadores da palavra. Temos muitos católicos acomodados, preguiçosos, mudos. Não são capazes
De falar de Deus, têm uma religião intimista 'eu e deus' 'deus e eu'.  Não levam a Palavra de Deus aos outros. Muitos tem até vergonha de falar de Deus para as pessoas. Por exemplo, una aluna de Medicina que sai com seu livro de Anatomia e mostra bem para os outros o que faz; um aluno de Direito mostra o seu Código Civil, Mas católicos até escondem a Bíblia. Somos omissos, pra não dizer covardes.
Precisamos proclamar a palavra. E para isso não tem idade, seja idoso, adulto, jovem ou criança.
Todos temos a Bíblia em casa, mas nem todos a lêem, alguns nem sabe manuseá-la../
Deveríamos ler a Bíblia todos os dias.
Hoje, vamos refletir sobre Maria no Evangelho de Marcos que foi o primeiro a ser escrito, ano 60 depois de Cristo. Marcos nos fala pouco de Maria, apenas nos capítulos terceiro e sexto ele fala de
Maria.
No terceiro capitulo temos a passagem de Maria que  vai com os parentes procurar Jesus. 
Mãe que cuida, se preocupa e vai atrás.
Maria viu Jesus trabalhando demais,  fazendo milagres, anunciando o reino, e o povo todo sempre em volta dele...
Maria foi atrás dele como a dizer "ô, meu
Filho, vem pra CSS a, vem descansar um pouquinho..."
Mas não foi possível entrar. A casa estava cheia. Alguém vai lá e diz a Jesus que sua mãe e seus irmãos. Mas Jesus olha Meus e diz "quem é minha Mãe e quem são meus irmãos... são aqueles que fazem a vontade do meu pai que está no seu céu.Isso nos mostra que a Família de Jesus não tem como critério o sangue mas  sim o cumprimento da vontade do Pai. Assim, eu, você, todos nós somos da família de Jesus se fizermos a vontade de Deus.
Como Maria devemos dizer "Eis aqui a serva do Senhor. Faça se em mim segundo a vossa palavra.
Maria então é Mãe e discípula.
No capítulo 6, Jesus volta a Nazaré mas ali não consegue fazer milagres porque eles tinham o coração endurecido. "Esse menino num nasceu aqui, num cresceu aqui? onde ele aprendeu essas coisas...?
se fosse na minha terra diríamos: "Não é um comedor de angu que nem a gente mesmo?"
"Ele não é o filho de Maria?"
Um profeta não é bem recebido em sua terra, os corações estavam fechados porque ele era pobre, humilde.
Maria, a pobre, a simples. Maria não queria aparecer... E na nossa igreja, na nossa sociedade, tem tanta gente que faz tudo só para aparecer...
Aprendamos com Nossa Senhora...sejamos discípulos de Jesus. Sejamos humildes e simples sempre."

Redes Sociais

Categorias


Rua da Bahia 1.596 - Lourdes
Belo Horizonte - MG
Telefone: 31 3213 4656
Email: contato@basilicadelourdes.com.br

Receba novidades