Blog
 /  Blog

Semana Santa 2018 na Basílica de Lourdes

Semana Santa em Lourdes

No Domingo de Ramos, 25/3, haverá Missas às 7h30; 12h; 18h e 20h. Às 9h, será realizada a Procissão de Ramos e cada pessoa deverá levar seu Ramo para ser abençoado. Tradicionalmente, no Domingo de Ramos, todas as Igrejas fazem a Coleta da Campanha da Fraternidade, destinada a projetos sociais, sendo os valores assim destinados: 60% do total da coleta permanecem na diocese de origem e compõe o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% são destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade.

Na segunda-feira, dia 26/3, teremos Missas às 7h e às 18h. Às 14h, o tempo sera dedicado às visitas aos enfermos. Às 19h, haverá Confissão Individual.

Na terça-feira, 27/3, Missas à 7h e 18h; às 15h, Confissão Individual para idosos e pessoas com deficiência e, às 19h, Confissão Comunitária.

Quarta-Feira Santa, dia 28/3, Missas às 7h e 18h. Às 19h, um bonito momento de meditação sobre o Encontro de Maria com seu filho Jesus. Os fiéis são convidados a levar a imagem de Nossa Senhora das Dores, em procissão, partindo da Basílica de Lourdes, enquanto outro grupo de fiéis levará a imagem de Jesus, saindo da Catedral da Boa Viagem, até a Igreja São José, onde será proferido o Sermão do Encontro.

 

Tríduo Pascal

"Chamamos de Tríduo Pascal os três dias que antecedem o Domingo de Páscoa," explica o padre Márcio Silva Souza, "quando a liturgia faz memória dos acontecimentos mais marcantes, aqueles momentos finais de Nosso Senhor Jesus Cristo, antes de sua Ressurreição. São momentos ricos de simbolismo, oportunidade de reconhecermos a verdadeira origem de nossa fé e a alegria de pertencermos a uma Igreja que, ano após ano, nos recorda o sacrifício redentor do nosso Mestre Jesus."

No dia 29/3, Quinta-Feira Santa começa às 9h, com a Missa da Unidade e Bênção dos Óleos Sacramentais,  no Mineirinho. Na Basílica de Lourdes, às 19h, haverá a Solene Missa da Instituição da Eucaristia e Lava-Pés, seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 24h.

Na Sexta-Feira Santa, 30/3, às 9h será rezada a Via-Sacra e, às 11h, haverá Celebração Comunitária da Penitência. Às 15h, a Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, que inclui a Celebração da Palavra, o Sermão da Paixão, a Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz, a Sagrada Comunhão e a coleta pelos lugares santos. Nessa celebração, o Evangelho será encenado pelo Grupo Nova Arte Jovem, sob a direção de Luciano de Lima, com Wesley Maciel, Carol Leipelt e grande elenco. Às 18h, todos são convidados a se reunirem na Praça da Liberdade, para a Meditação da Via Sacra e Procissão do Senhor Morto para a Catedral da Boa Viagem.

No dia 31/3, Sábado Santo, a Igreja permanence durante todo o dia no silêncio penitencial, para, às 19h, participar da Solene Vigília Pascal, com a belíssima celebração em que ocorrem a Bênção do Fogo, acendimento do Círio Pascal, aspersão que nos recorda a Água Batismal, a Renovação das Promessas do Batismo e a Missa Solene da Ressurreição.

O Domingo da Páscoa, 1º/4, devemos nos encher da alegria que a ressurreição traz a cada um de nós. Às 7h30, 9h, 10h30, 12h, 18h e 20h, haverá Celebrações Solenes da Eucaristia de Páscoa

Redes Sociais

Categorias


Rua da Bahia 1.596 - Lourdes
Belo Horizonte - MG
Telefone: 31 3213 4656
Email: contato@basilicadelourdes.com.br

Receba novidades