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Casamento 2020-01-14T12:16:00-03:00

Casamento

Não separe o homem o que Deus uniu.” (Mt 19, 6)

O sacramento do matrimônio é grande em relação a Cristo e à Igreja, diz S. Paulo (Ef 5, 32).

Este sacramento é grande, em relação a Cristo, porque é instituição divina. É também grande em relação à Igreja, que deve mantê-lo na sua unidade e indissolubilidade.

Os noivos interessados em realizarem a cerimônia do casamento na Paróquia de Lourdes devem seguir os seguintes passos:

1) Verificar (pessoalmente) na Secretaria de Casamento a disponibilidade da data desejada. Horário de  atendimento da secretaria 13 as 17h, de segunda a quinta-feira. Assim você bloqueia a data com a assinatura do contrato e o pagamento.

2) Confirmação do casamento em data pré-agendada pela Secretaria de Casamentos, entre quatro a seis meses antes da realização do mesmo.

No contrato de agendamento já consta a data de retorno para a confirmação do casamento com bastante antecedência para que um dos noivos possa se programar e assim comparecer à Paróquia. Quando os dois residirem fora de Belo Horizonte, neste caso é permitida a presença de um dos pais para fazer a confirmação do casamento e receber as instruções para a documentação.

Horários de casamentos:

Quintas-feiras – 21h

Sextas-feiras – 20h e 21h

Sábados – 11h, 19h, 20h e 21h

Informações Gerais

Lista de espera e cancelamentos – A Basílica de Lourdes não faz lista de espera.

Para saber dos cancelamentos e datas vagas é necessário fazer contato, pessoalmente, com a Secretaria de Casamentos.

Padres de outras Paróquias podem celebrar casamentos na Basílica de Lourdes. A comunicação deve ser feita pelos noivos na reunião de confirmação do casamento.

A Igreja comporta até 350 pessoas assentadas, com folga, nos bancos.

Pajens e Damas – total máximo de 4 pessoas, com idades a partir de três anos. Os pajens e damas não podem entrar no horário da bênção das alianças e, sim, depois dos padrinhos, com uma música própria.

Padrinhos – não devem ultrapassar o número de seis casais de cada lado.

Ornamentação – será dividida em comum acordo, entre as noivas do dia e devem seguir as orientações da paróquia.

Recepção – Na lateral externa do lado direita da Igreja, são permitidos os cumprimentos. (Os  convites para recepção podem ser distribuídos durante a assinatura dos padrinhos)

Não é permitido:

Distribuir bombons ou similares dentro da Igreja nem na porta;

Realizar os cumprimentos dentro da Basílica.

Ensaios – não são realizados ensaios na Igreja.

Somente o Sacristão e dois fotógrafos, contratados e identificados, seguindo as orientações da paróquia, podem  realizar o serviço no altar.

Cerimonial contratado pelos noivos pode atuar na igreja, em prévia concordância com o Sacristão, mas não tem acesso ao altar.

Música: São permitidas sete músicas distribuídas da seguinte forma:

1ª) entrada do noivo e padrinhos

2ª) entrada das damas e pajens

3ª) entrada da noiva

4ª) aclamação ao Evangelho

5ª) bênção das alianças

6ª) assinaturas

7ª) saída

A paróquia indica o Coral Mater Dei, seus organistas do órgão de tubos, solistas, trompetistas e violinistas, mas, fica a critério dos noivos a escolha deste grupo ou de outro de sua preferência.
Fotografia e filmagem – serviços terceirizados contratados a critério dos noivos. A empresa contratada deverá seguir as orientações da paróquia para realizar o serviço no altar.