Loading...
Columbário 2019-11-04T15:34:37-03:00

Columbário

Columbário

Familiares podem contar com o Columbário de Lourdes para depositar as urnas com as cinzas dos seus entes queridos. A Basílica de Lourdes criou um espaço sagrado para este fim – um Columbário para guardar as cinzas de defuntos.  Interessados devem procurar a Secretaria Paroquial para os procedimentos necessários. Mais informações: (31) 3213-4656, de segunda a sexta, das 8 às 12h e das 13 às 18h; aos sábados, das 8 às 12h.

Em 2016, o Papa Francisco aprovou Instrução da Congregação para a Doutrina da Fé que traz as normas para a cremação e a conservação das cinzas de mortos. O documento proíbe, por exemplo, que as cinzas sejam guardadas em ambientes domésticos ou transformadas em lembranças ou divididas entre parentes ou espalhadas em qualquer tipo de ambiente. 

Padre Fernando Rosa explica que a Igreja permite a cremação desde 1963 e as atuais regras vieram para regulamentar um costume existente em muitos países, evitando-se práticas e ideias contrárias à doutrina católica. Segundo ele, “o documento ressalta a preferência da Igreja  pelo sepultamento, mas permite a cremação desde que o ato não seja uma contestação da fé.”

A orientação é que as cinzas sejam mantidas em lugares sacros. “As cinzas do defunto devem ser conservadas, por norma, num lugar sagrado, isto é, no cemitério ou, se for o caso, numa igreja ou num lugar especialmente dedicado a esse fim determinado pela autoridade eclesiástica”, diz o documento.