Pastorais
A finalidade da Igreja Católica é evangelizar. Para que possa difundir os ensinamentos do Santo Evangelho é necessário um projeto de evangelização organizado e distribuído em vários grupos de diferentes setores. Esses setores são chamados “pastorais”.
A Pastoral, portanto, é um serviço, uma ação de um grupo organizado de pessoas orientadas pela Diocese e pela Paróquia, para atender determinada situação em uma realidade específica.
As pessoas que trabalham nas pastorais são denominadas agentes pastorais ou agentes de pastoral. Os seus membros são voluntários e não necessariamente católicos, já que as pastorais são ecumênicas.
Já os Movimentos nascem e se formam num contexto externo à Igreja local, mas atuam dentro da Paróquia. É uma ação dos leigos que pode envolver várias pastorais ou serviços ao mesmo tempo. Estão mais ligados à vida pessoal dos participantes e, em geral, têm um caráter de espiritualidade e seguem um carisma próprio, envolvendo mais ou menos as mesmas pessoas que vivenciaram um encontro, um retiro ou uma catequese.
(Fonte: Diocese de Taubaté com adaptações)
A Paróquia da Basílica de Lourdes possui as seguintes Pastorais e grupos em atividade:
- Apostolado da Oração
- Arquiconfraria
- Curso Bíblico
- Gesto Concreto de Amor
- Grupo Fermento de Fraternidade
- Legião de Maria
- Ministros Extraordinários da Eucaristia
- Pastoral da Acolhida
- Pastoral da Catequese
- Pastoral da Liturgia
- Pastoral da Música
- Pastoral do Batismo
- Pastoral do Dízimo
- Pastoral dos Noivos
- Pastoral Social
- Adoração ao Santíssimo
- Coral dos Devotos
- Coral Santa Bernadete
- Grupo Mater Dei
- Grupo do Terço
- Oficina de Oração e Vida – Escritório Regional
- Pastoral da Criança