Evangelizando
 /  Pastorais  /  Pastoral Encontro de Noivos

Pastoral Encontro de Noivos

Origem da Pastoral

Esta pastoral originou-se na Igreja Católica da França, logo após a Segunda Guerra Mundial. Chegou ao Brasil com o nome de "Curso de Noivos" e existiu na Basílica de Lourdes, com essa denominação, até fins da década de 1980.

Após breve interregno, o pároco Padre João Batista Megale se empenhou, em 1992, em recriar a "preparação para o matrimônio" já com o nome de "Encontro de Noivos". Ele reuniu sete casais dos mais atuantes na paróquia, expôs o seu pensamento e o grupo preparatório pôs-se a trabalhar no que seria o novo Encontro de Noivos.

O primeiro encontro aconteceu no dia 25 de abril de 1993, iniciando uma nova fase da Pastoral, com conteúdo e metodologia atuais, que incluía mais interatividade com os noivos participantes, inclusive com a utilização de recursos audiovisuais modernos.

A Pastoral da Basílica de Lourdes

O Encontro de Noivos está inserido na Pastoral Familiar da nossa Igreja Católica e previsto no "Setor Família e Vida - CNBB". O grupo é formado por casais leigos casados e que atuam na Igreja de Lourdes há muitos anos e em diversas pastorais. Alguns com mais de 30 anos de participação na Igreja de Lourdes e que se conheceram ainda jovens, como participantes da "Pastoral da Juventude" e do "Encontro de Jovens".

O grupo valoriza o casamento religioso e procura conviver com outros casais que também têm esse interesse.

O foco principal do Encontro de Noivos é "promover a reflexão e dar aos noivos a oportunidade de avaliar o momento que estão vivendo no seu relacionamento e revisar ou formular novos conceitos".

O Encontro de Noivos é aberto para todos os interessados, independente da religião que professam; também para os não paroquianos e para os que não vão se casar na Igreja de Lourdes.

Principais temas do Encontro de Noivos:

  • Amor e Casamento;
  • Sacramento do Matrimônio;
  • Importância da partilha nas nossas vidas;
  • Paternidade Responsável;
  • Harmonia Sexual e;
  • Harmonia Conjugal.

Reuniões

São realizados seis Encontros de Noivos por ano, em datas pré-definidas no calendário da paróquia. Os encontros são limitados a 20 casais de noivos em virtude do espaço físico e metodologia utilizada.

A equipe se reúne regularmente nas dependências do Centro Pastoral para preparação e avaliação dos encontros, estudo de assuntos pertinentes à vida matrimonial e confraternizações. Estas reuniões são restritas aos seus membros por tratarem de assuntos vivenciados na pastoral.

O grupo tem interesse em receber novos casais para atuarem na pastoral do Encontro de Noivos. Costuma ainda, convidar outras pessoas interessadas em participar da pastoral, principalmente casais.

Você também pode dar sua contribuição, partilhar experiências, refletir sobre um tema, assimilar novos conceitos, enfim, colaborar para o crescimento coletivo.


Rua da Bahia 1.596 - Lourdes
Belo Horizonte - MG
Telefone: 31 3213 4656
Email: contato@basilicadelourdes.com.br

Receba novidades